replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Notas Técnicas do CBPF — 60 Anos

  • Publicado: Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 11h03
  • Acessos: 68

Notas Técnicas do CBPF — 60 Anos

 

A criação da publicação Notas Técnicas foi a proposta que o Prof. Guido Beck apresentou na 10a Sessão do Conselho Técnico-Científico em 10/10/1953, e os membros do Conselho não só aprovaram a proposta como também a indicação do Prof. Helmut Schwarz para o cargo de editor. A ideia da publicação consistia na divulgação de trabalhos técnicos de física e ciências afins realizados pelo CBPF, que naquele momento já publicava os títulos Notas de Física e Monografias de Física.

A primeira Nota Técnica surgiu em 1961 e foi elaborada pelos pesquisadores Alfredo Marques, Erasmo Ferreira, George Schwachheim e Ricardo Palmeira, onde apresentaram o Manual de Programação Unicode para o computador Univac 1105 que estava instalado no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE. A parceria entre as instituições possibilitava aos pesquisadores do CBPF o uso do equipamento.

Devido a forma como o manual foi elaborado, por meio de uma linguagem simples, mas eficiente à programação, seria possível aos interessados preparar o seu próprio programa para o computador e dessa forma promover o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no país. Naquele momento o país sofria pela falta de recursos para a compra de computadores com capacidade para execução de cálculos complexos, o que era uma desvantagem face ao que ocorria no mundo.

Em 1983 a Área de Publicações-APUB do CBPF realizou o processo de normatização das publicações utilizando as diretrizes exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT, sendo responsável por esse trabalho a bibliotecária Elza Lima e Silva Maia.

A partir de 2011, a publicação Notas Técnicas do CBPF passou a possuir sistema de revisão por pesquisadores externos e ser considerada pela CAPES na avaliação do Mestrado Profissional em Física com Ênfase em Instrumentação Científica.

A relevância dos temas abordados nesta publicação está expressa em quase 200 artigos ao longo destes 60 anos, estabelecendo um ponto de referência para instrumentação científica.

 

Mais informações:

Link de acesso para primeira Nota Técnica: http://cbpfindex.cbpf.br/publication_pdfs/Nt00161.2010_11_25_12_42_51.pdf

 

Link de acesso para todas as edições das Notas Técnicas: http://cbpfindex.cbpf.br/index.php module=main&moduleFile=listPublications&pubType=15

 

Veja como submeter um artigo: http://revistas.cbpf.br/index.php/nt

registrado em:
Fim do conteúdo da página