Iniciativas convidam para pausa de reflexão
As iniciativas ‘Particles for Justice’ e ‘#ShutDownSTEM’ convidam a comunidade científica para uma greve acadêmica hoje (10/06) e contínua reflexão sobre o racismo na academia, assim como nas comunidades globais e locais.
Segundo os organizadores da paralisação, os recentes assassinatos de Tony McDade, Breonna Taylor, Regis Korchinski-Paquet, George Floyd e Ahmaud Arbery são apenas alguns exemplos da violência e do racismo que os negros vivem todos os dias e em todo o mundo. A representação negra entre os pesquisadores e professores de física é praticamente inexistente na maioria das instituições. E é sabido que os estudantes negros frequentemente se sentem discriminados e com pouco suporte em seus departamentos e campus predominantemente brancos.
As duas iniciativas acreditam que, especialmente neste momento, uma greve acadêmica é urgentemente necessária: fazer uma pausa, dar mais voz a acadêmicos negros e dar aos outros a oportunidade de refletir sobre sua responsabilidade no tratamento da população negra na academia e em suas comunidades locais e globais.
Particles for Justice e #ShutDownSTEM defendem a iniciativa #strike4blacklives e são apoiados pelo Observatório CTA, pela Colaboração Pierre Auger, pela Colaboração CMS/CERN e por grande número de cientistas de todo o mundo.
Mais informações:
Particles for Justice: https://www.particlesforjustice.org/
#ShutDownSTEM: https://www.shutdownstem.com/
Redes Sociais