replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Teoria

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 11h07 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 11h56 | Acessos: 4000

A Física Teórica no LAFEX

Nesta coordenação são desenvolvidos trabalhos teóricos nas áreas de Física Nuclear e Astrofísica, Teoria de Campos e Fenomenologia das Partículas Elementares, que estão relacionados direta ou indiretamente ao estudo das interações fundamentais na natureza dentro de uma larga faixa de energias. Atualmente o grupo de pesquisadores ligado às atividades teóricas é constituído de sete pesquisadores do quadro permanente associados a muitos pesquisadores colaboradores externos. Um representativo número de estudantes liga-se a estas pesquisas, participando dos diferentes programas de formação do CBPF (programa de Vocação, Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado).  

Atividades em Física Nuclear e Astrofísica de Altas Energias

As pesquisas desenvolvidas em Física Nuclear têm se ocupado de vários temas de grande interesse na atualidade, em diferentes faixas de energia. Nas baixas energias busca-se a explicação para a estrutura e decaimentos de núcleos exóticos, superpesados e hipernúcleos, bem como o estudo dos fenômenos de fissão e fusão nucleares. Nas energias intermediarias e baixas visa-se as aplicações das reações nucleares no âmbito da Física de Reatores e da Física Médica, com a utilização recente de feixes carregados para terapias. Nas altas energias, os trabalhos focalizam a fenomenologia do plasma hadrônico e cromodinâmico, com ênfase no estudo das equações de estado da materia superdensa e nas características da transição de fase hadron-quark. Aspectos desta transição são investigados nas colisões nucleares relativísticas e ultras relativísticas dos grandes aceleradores (GSI, RHIC e LHC). 

A atuação em Astrofísica de Altas Energias esta voltada para o estudo de explosões de supernovas, estrutura e formação de objetos compactos (pulsares e estrelas de nêutron hibridas), juntamente com o papel dos neutrinos e sua difusão em meios estelares superdensos. O estudo das reações nucleares envolvendo núcleos exóticos liga-se diretamente aos problemas relacionados à nucleossíntese nos estágios regulares da evolução das estrelar bem como e a nucleossíntese explosiva em supernovas.

Atividades em Teoria de Campos e Fenomenologia das Partículas Elementares

As pesquisas nessa área de atividade têm como horizonte a descrição das interações fundamentais e sua possível aplicação à Física das Partículas Elementares e à Física da Matéria Condensada. São estudados diferentes aspectos do modelo de Glashow-Salam-Weinberg, relacionados com a sua supersimetrização, consequências de uma eventual quebra da simetria de Lorentz, modelos efetivos para confinamento, efeitos de diquarks escalares e vetoriais, estudo da consistência de teorias com anomalia na simetria de calibre, entre outros assuntos.

A teoria de campos também é abordada em aspectos de descrição efetiva, tais como suas aplicações a fenômenos críticos e no estudo de sistemas em dimensões menores que 4, onde tem relevância para a Física da Matéria Condensada, além de se constituir num autêntico “laboratório teórico”. Efeitos quânticos de teorias de gravitação e teorias com torção dinâmica também são estudados.

Há também uma relevante atuação em História e Filosofia da Física e em Ensino de Física, com produção contínua de material didático.

 

Sergio B. Duarte -- Responsável

Adolfo Pedro Carvalho Malbouisson

José Abdalla Helayël Neto

Emil de Lima Medeiros

Edgar Correa de Oliveira

Francisco Caruso Neto

Sebastião Alves Dias

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página