replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica

A Iniciação Científica e Tecnológica têm como objetivo oferecer ao aluno de graduação um primeiro contato com a atividade científica e com a prática da pesquisa científica. Os alunos do programa PIBIC desenvolvem projetos de pesquisa ou tecnologia sob a supervisão de um pesquisador do CBPF. Durante a iniciação científica o aluno é integrado em um grupo de pesquisa, tomando conhecimento dos processos e da metodologia da investigação científica, além de conviver com pesquisadores e alunos de pós-graduação. A realização do projeto de IC ajuda o aluno de graduação na sua formação profissional. Durante o programa, os alunos têm ainda a oportunidade de participar de cursos, palestras e encontros, onde é possível apresentar trabalhos, estimulando maior amadurecimento acadêmico e preparando-os para a pós-graduação e futuras atividades profissionais.

 

 

O Programa de Iniciação Científica do CBPF é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante os projetos de iniciação científica e tecnológica, os alunos são orientados e supervisionados por pesquisadores e tecnólogos do CBPF. Um número fixo de bolsas de estudo, destinadas a auxiliar despesas básicas de locomoção e alimentação, é concedido anualmente em base competitiva aos alunos inscritos. Os alunos inseridos no programa têm acesso à biblioteca e às instalações do CBPF. Podem ainda realizar experimentos em laboratórios, aprendendo e utilizando técnicas experimentais ou métodos teóricos nos seus estudos. Todas as áreas de pesquisa e desenvolvimento do CBPF são contempladas no Programa de IC. 

 

A esse programa podem candidatar-se alunos de graduação provenientes de cursos de Física e áreas afins. A chamada para novas bolsas é aberta anualmente no mês de Julho, sob a forma de edital disponível na página do Programa CBPF. Durante o ano, entre Setembro e Abril, novas inscrições são aceitas em modalidade de fluxo contínuo, e as bolsas disponíveis são concedidas mensalmente, em base competitiva. As inscrições são feitas online, por meio da página do Programa.


Saiba tudo sobre o programa

Bolsistas | Programa PIBIC / PIBIT - Ano acadêmico 2021 / 2022

O programa PIBIC/PIBIT do CBPF oferece condições de formação em pesquisa a jovens futuros cientistas em uma instituição dedicada à investigação de alto nível em Física. Atualmente o CBPF acomoda áreas de pesquisa nas áreas de Biofísica, Cosmologia, Física Aplicada, Gravitação, Matéria Condensada, Mecânica Estatística, Novos Materiais e Nanotecnologia, Partículas Elementares (experimental e teórica), Sistemas Complexos, Teoria Quântica de Campos, entre outras, compondo um panorama bastante abrangente da atividade atual em Física no mundo.

 Os pesquisadores abrem vagas para bolsas de IC informando sua disponibilidade de orientação na página do Programa (veja Projetos). O aluno escolhe três projetos, em ordem de prioridade e, sendo pré-selecionado, é encaminhado aos pesquisadores responsáveis pelos projetos, que fazem a seleção final.

 O Programa realiza duas chamadas regulares para bolsas (vide calendário) em cada ano. Serão aceitas inscrições de estudantes matriculados em qualquer período acadêmico de instituições de Ensino Superior. No ato da inscrição o candidato encaminhará os documentos pertinentes, escreverá uma carta de motivação e escolherá um máximo de três projetos científicos disponíveis, escritos por pesquisadores e tecnologistas do CBPF. O CBPF disponibilizará até 2 bolsas para candidatos de outras cidades do Brasil para ingressarem em projetos científicos específicos, passíveis de serem orientados remotamente.

 


SEGUE A LISTA:

Fim do conteúdo da página