replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Spintrônica: fundamentos e avanços recentes

Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 10h05 | Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 12h36 | Acessos: 180

O físico Sergio Rezende, professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é o nono convidado dos Colóquios Científicos 2021. O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no Youtube.


O físico Sergio Rezende
(Créditos: Arquivo pessoal)




Sobre o tema


A Spintrônica, área da ciência e tecnologia dedicada a fenômenos de transporte dependentes de spin, teve início com a descoberta, no final da década de 1980, da magneto-resistência gigante em multicamadas de materiais magnéticos e não magnéticos. Na década de 2000 a área ganhou novo impulso com a descoberta de fenômenos envolvendo correntes de spin, dentre eles o efeito spin Hall, o efeito spin Hall spin inverso e o efeito spin Seebeck, que possibilitam a conversão de um tipo de corrente de transporte em outro, seja de carga elétrica, de spin ou de calor. Nos últimos anos a área ganhou novas fronteiras com a Spintrônica em antiferromagnetos e a Spintrônica em baixas dimensões. Nesta palestra apresentaremos os conceitos envolvidos nesta área excitante da física de materiais e apresentaremos resultados recentes obtidos no Grupo de Magnetismo e Materiais Magnéticos do DF/UFPE, dentre eles a observação experimental do spin do fônon.

Sobre o palestrante

Sergio Machado Rezende nasceu no Rio de Janeiro onde obteve o diploma de Engenheiro Eletrônico na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963). Em Cambridge, nos Estados Unidos, obteve os títulos de Mestre em 1965 e de Doutor em 1967, ambos em Electrical Engineering-Materials Science, no Massachusetts Institute of Technology. Trabalha em pesquisa na área de Física de Materiais, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando em física experimental e física teórica, principalmente nos seguintes temas: magnetismo, magneto-óptica, materiais magnéticos, multicamadas magnéticas, materiais nanoestruturados e spintrônica. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Sociedade Brasileira de Física, da American Physical Society, do Institute for Electrical and Electronic Engineers, e é membro e Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Em julho de 2005 assumiu o cargo de Ministro da Ciência e Tecnologia, cargo que exerceu até 31 de dezembro de 2010 quando encerrou o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República. Desde 1972 é professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8129813828982829

 
 
 

COLÓQUIOS CIENTÍFICOS
Palestrante: Sergio Rezende, físico
Tema: Spintrônica: fundamentos e avanços recentes
Dia: terça-feira, 08 de junho
Horário: 16h 
Local: canal do CBPF no Youtube: https://youtu.be/XGoLDmYNtM0
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página