replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comunicações científicas de Einstein, Marie Curie e Feynman feitas no Brasil

Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 12h59 | Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 10h22 | Acessos: 70

O físico Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências, ensino de física e história da física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o décimo segundo convidado dos Colóquios Científicos 2021 - primeiro palestrante deste semestre. O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no Youtube.




O físico Ildeu de Castro Moreira
(Créditos: internet)

 

Sobre o tema

Três dos maiores cientistas de todos os tempos, Albert Einstein, Marie Curie e Richard Feynman, estiveram no Brasil, nas décadas de 1920 (Einstein e Marie Curie), e 1940/50 (Feynman). Aqui fizeram palestras e deram cursos de caráter mais geral e para públicos não especializados. No entanto, também fizeram comunicações sobre trabalhos científicos que desenvolviam na época, em particular em eventos da Academia Brasileira de Ciências (ABC).  Apresentaremos e discutiremos o contexto e o conteúdo da comunicação feita por Einstein na ABC, em maio de 1925, “Observações sobre a situação atual da teoria da luz”,  bem como a apresentação de Marie Curie, também, na ABC, em agosto de 1926, sobre “A invariabilidade das constantes radioativas”. Em um segundo momento discutiremos as interações do físico norte-americano Richard Feynman com os cientistas brasileiros, e particularmente suas contribuições apresentadas à ABC e na Reunião Anual da SBPC, em 1951, em Belo Horizonte. Serão comentados os trabalhos científicos que Feynman realizou ou apresentou no Brasil, em particular aqueles relacionados com a sua formulação da mecânica quântica e com a eletrodinâmica quântica.


Sobre o palestrante

Ildeu de Castro Moreira é físico, formado na UFMG, e professor do Instituto de Física da UFRJ, desde 1976, e de programas de PG em História da Ciência, Ensino de Física e Comunicação Pública da C&T. Escreveu cerca de 170 artigos científicos em revistas especializadas ou livros, orientou 27 estudantes de PG (Mestrado e Doutorado) e publicou uma dezena de livros. Foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do MCTI e coordenador da Semana Nacional de CT (2004 a 2012). Foi editor científico da revista Ciência Hoje durante vários anos e membro de conselhos da SBF, SBPC e SBHC, do Conselho Superior da CAPES e de CA do CNPq. Em 2007 recebeu o Prêmio (Especialista) da RedPop - Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y Caribe. Em 2010 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, classe de Comendador - Personalidade Nacional. Em 2014, recebeu a condecoração Menção Honrosa Rio Negro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Prêmio Mercosul de CT - Integração de 2014 (com equipe). Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq em 2013. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2017-2021), da qual é Presidente de Honra. 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6828550034661765

 
 
 
 

COLÓQUIOS CIENTÍFICOS
Palestrante: Ildeu de Castro Moreira, físico
Tema: Comunicações científicas de Einstein, Marie Curie e Feynman feitas no Brasil
Dia: terça-feira, 14/09
Horário: 16h 
Local: canal do CBPF no Youtube
registrado em:
Fim do conteúdo da página