replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Propriedades ópticas e eletrônicas do grafeno

Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 14h37 | Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 11h34 | Acessos: 294

O físico Marcos Pimenta, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um dos criadores do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano) da UFMG e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Nanomateriais de Carbono é o terceiro convidado dos Colóquios Científicos 2021. O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no Youtube. 

 

 

 

Sobre o tema

O grafeno é um cristal bidimensional formado por átomos de carbono, e diferentes tipos de arranjos podem ser obtidos dependendo de como as camadas são empilhadas. Em particular, as propriedades eletrônicas e óticas do grafeno são fortemente dependentes do ângulo de rotação entre duas camadas de grafeno, e a possibilidade de variar as estas propriedades através do controle do ângulo entre duas camadas permite o desenvolvimento de dispositivos optoeletrônicos sintonizáveis. Estas variações são devido ao comportamento dos elétrons e fônons nesses sistemas bidimensionais, que podem ser investigados através de técnicas de espalhamento de luz.

Neste seminário serão apresentados resultados experimentais de espectroscopia Raman em diferentes tipos de sistemas a base do grafeno e, em particular, resultados em bicamadas de grafeno rodadas (twisted bilayer graphene) envolvendo o acoplamento de Fônons com elétrons da mesma camada ou elétrons de diferentes camadas [Eliel et al., Nature Comm. 9, 1221 (2018)].

 

Sobre o palestrante

Marcos A. Pimenta possui graduação (1980) e mestrado (1983) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado (1987) em Ciências pela Université d'Orléans, França, e pós-doutorado (1997-98) no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA. É pesquisador 1A do CNPq e tem experiência em propriedades ópticas de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais, grafeno, nanotubos, espectroscopia Raman, cristais bi-dimensionais e transições de fase estruturais.

Foi professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, onde criou o Laboratório de Espectroscopia Raman em 1992 e introduziu as áreas de pesquisa de nanotubos de carbono e grafeno. Foi um dos criadores e o coordenador geral do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano) da UFMG de 2010 a 2020. É atualmente o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Nanomateriais de Carbono. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da "The World Academy of Sciences" (TWAS).

Recebeu as seguintes distinções: prêmio Scopus-CAPES 2008, Somyia award de 2009 da IUMRS (International Union of Materials Research Society), prêmio da TWAS em Física de 2013; prêmio Marcos Mares-Guia de 2014 da FAPEMIG/SESTEC; Comendador (2010) e Grã-Cruz (2018) da Ordem de Mérito Científico; Prêmio de Teses CAPES como orientador em Física (2007 e 2018) e em Engenharias IV (2018). Entre 2017 e 2019 foi o presidente da Sociedade Brasileira de Física.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/9670001528699130



COLÓQUIOS CIENTÍFICOS
Palestrante: Marcos Pimenta, físico
Tema: Propriedades ópticas e eletrônicas do grafeno
Dia: terça-feira, 27 de abril
Horário: 17h
Local: canal do CBPF no Youtube: www.youtube.com/CBPFvideos

registrado em:
Fim do conteúdo da página