replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A divulgação científica é fundamental para a carreira do cientista?

Publicado: Terça, 18 de Maio de 2021, 17h56 | Última atualização em Terça, 25 de Maio de 2021, 17h24 | Acessos: 236

O físico Adilson Oliveira, professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é o sétimo convidado dos Colóquios Científicos 2021. O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no Youtube. 


O físico Adilson Oliveira
(Crédito: Arquivo Pessoal)

Sobre o tema

O trabalho do cientista é sempre intenso e vibrante. Quem escolhe essa carreira, apesar das dificuldades inerentes que ela apresenta, em particular no Brasil, costuma foca-la basicamente nas pesquisas, publicações e formação de novos cientistas. Contudo, como a Ciência é uma atividade que depende praticamente de financiamentos públicos e estes estão em nosso país sempre ao sabor dos governantes, se os cientistas não mostrarem para os tomadores de decisão e a população em geral a importância do seu trabalho este tornará cada vez menos valorizado. Além disso, no atual momento em que vivemos observamos contínuos ataques ao conhecimento científico devido as ideias pseudocientíficas e teorias conspiratórias a respeito dos resultados da Ciência.

Nesse colóquio vamos discutir as diferentes estratégias de disseminação e comunicação pública da Ciência com o objetivo de estimular os cientistas a incorporarem essas práticas no seu fazer acadêmico.

 

Sobre o palestrante

Adilson J. A. de Oliveira é Físico e Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Pesquisador do CNPq desde 1997 e, atualmente, nível 1D, na área de Física e Astronomia. Foi membro titular do CA de Divulgação Científica do CNPq (07/2017-06/2020). Integrante do Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM-DF/UFSCar) e Pesquisador Principal e Coordenador de Difusão do CEPID/FAPESP Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Fundador e Coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, voltado ao desenvolvimento de metodologias para divulgação científica. Colunista da Ciência-Hoje desde 2006. Foi Vice-Reitor da UFSCar (2012-2016) e Reitor eleito pela UFSCar em 2020. Os principais interesses acadêmicos são na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, e Divulgação Científica, especialmente no desenvolvimento de novas metodologias para comunicação pública da Ciência.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4640148190073166

 

 

 

COLÓQUIOS CIENTÍFICOS
Palestrante: Adilson Oliveira, físico
Tema: A divulgação científica é fundamental para a carreira do cientista?
Dia: terça-feira, 25 de maio
Horário: 16h (NOVO HORÁRIO)
Local: canal do CBPF no Youtube

registrado em:
Fim do conteúdo da página