replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Emérito comemora dez anos da revista Cosmos e Contexto (2)

Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 08h53 | Última atualização em Terça, 19 de Outubro de 2021, 08h57 | Acessos: 17

A revista eletrônica Cosmos e Contexto completa dez anos neste mês de outubro. Mario Novello, pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) é diretor e editor-chefe do periódico semanal, que começou em 2011 com os físicos do grupo de cosmologia da instituição, e em particular Grasiele Santos, Eduardo Bittencourt, Josephine Rua e Maria Borba.  

O emérito enfatiza: “Nada mais natural que comemorar essa data informando aos meus companheiros de trabalho que ela continua com vigor e alta qualidade, com foco na cosmologia, mas divulgando também textos das áreas humanas como filosofia, antropologia, psicologia dentre outras.”

A seguir, na íntegra, o texto de apresentação da revista eletrônica Cosmos e Contexto:

 

Os diferentes saberes que ao longo da história se mesclaram na formulação dos questionamentos do discurso sobre a natureza enfatizavam aquilo que podemos chamar o environment da coisa examinada, isto é, o seu contexto. Essa situação teve uma longa duração e só foi substituída depois do século XVI, quando a revolução cientifica simbolizada por Tycho Brahe, Kepler, Galileu e outros consagrou o estabelecimento da ciência única – não permitindo mais a equivalência com os diferentes saberes tradicionais, que foram imediatamente colocados no lixo da história do conhecimento da natureza.

Reconheceu-se então o papel unificador da ciência, sua ordenação rígida dos fenômenos físicos. Sua posição dominadora culminou com a descrição do movimento dos astros, atingindo então seu momento mais elevado ao decretar a harmonia dos mundos celestes, decifrando as mensagens das estrelas e criando um universo coerente, unificado e ordenado – um cosmos.

Na virada do século XX para o XXI, um novo movimento, de dimensões ainda desconhecidas, começou a ser identificado, trazendo em seu interior o resgate de práticas e saberes tradicionais, caracterizados agora pelas ciências sociais, estudos antropológicos, as artes, as diferentes culturas. Esse movimento surgiu em um momento de compreensão de que a ciência deixara de enfatizar seu contrato universal com a função de construção formal da realidade, passando a se concentrar no caminho da tecnologia subordinada ao capitalismo globalizado. Como no processo que deu origem à revolução científica, os fenômenos sociais e econômicos também são os fatores essenciais para permitir o aparecimento desses movimentos. Esse resgate dos demais saberes não deve ser entendido como um passo atrás, afinal não se está reintroduzindo o caráter hegemônico do contexto, mas, sim, retirando essa hegemonia ao modo cientifico, à ordem que ele impôs ao seu cosmos. É esse movimento novo, essa tentativa de compartilhar a função da ciência com outros saberes que chamamos simbolicamente Cosmos e Contexto.

 

EQUIPE:

Diretor e Editor-chefe

Mario Novello

 

Conselho Editorial

Mario Novello

Nelson Job

Flavia Bruno

 

Conselho Internacional

Ugo Moschella (Como, Italia)

Roland Triay (Marseille, França)

Nuccio Ordine (Calabria, Itália)

Gustavo E. Romero (La Plata, Argentina)

Marc Lachièze-Rey (Paris, França)

 

Mais informações:

No site: www.cosmosecontexto.org.br

Contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página