replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Shellard é tema de webinário da ABC

  • Publicado: Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 17h16
  • Última atualização em Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 17h16
  • Acessos: 173

Humanista. Inspirador. Defensor da ciência. Amigo. Estes foram alguns dos adjetivos mais ouvidos dia 01/02, durante a 50ª edição dos Webinários da Academia Brasileira de Ciências (ABC), dedicado à memória de Ronald Cintra Shellard, ex-diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), falecido no dia 7/12/2021, aos 73 anos.

Promovido em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o evento convidou amigos, familiares e colegas de trabalho para homenagear as diferentes faces do físico. Luiz Davidovich, Presidente da ABC, falou sobre o Shellard seu perfil como Acadêmico; Carlos Escobar, Professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trouxe sua visão do Cientista e Físico; Márcio Portes de Albuquerque, Diretor em exercício do CBPF, apresentou a face Gestor; Ildeu de Castro Moreira, Presidente de Honra da SBPC, o Divulgador; Ulisses Barres de Almeida, Pesquisador associado do CBPF, o Mentor; e Eduardo Barreto, Sócio gestor da São José Fincorp, o Shellard Amigo.

A abertura do webinário foi apresentada por Davidovich e Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC. Janine destacou a curiosidade incessante de Shellard, que o fez um cientista de “grandes perguntas”. Davidovich, por sua vez, declarou que “perdemos um grande herói da luta pela ciência, tecnologia e inovação no país”.

Escobar, amigo há mais de 50 anos do homenageado, apresentou a carreira do físico, com destaque à sua colaboração no experimento DEtector with Lepton, Photon and Hadron Identification (DELPHI) iniciada em 1988 e que, segundo ele, “abriu as portas para uma futura e intensa participação brasileira no grande colisor hadrônico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN)”.

 

Registro da 50ª edição dos Webinários ABC
(Créditos: canal ABC no YouTube)

 

O diretor em exercício do CBPF, Albuquerque iniciou sua fala lembrando o amor que Shellard tinha por sua família (pelos filhos e esposa) e por seu cão Isaac Newton, o Zeca. Albuquerque destacou também seu perfil questionador e a visão sistêmica que ele tinha sobre ciência e tecnologia, onde pesquisadores, professores, tecnologistas, técnicos e gestores são igualmente relevantes para o bom funcionamento do Sistema de C&T de um país.

Moreira destacou o perfil de luta na defesa da ciência e tecnologia, além de apresentar o empenho de Shellard em divulgar ciência para a sociedade. Barres ressaltou a atitude propositiva e construtiva com que o físico levava seu dia a dia. Sempre generoso e transparente, valorizava a comunidade e foi referência como líder em colaborações internacionais. Sobre seu legado, Barres disse que “a vida do Ron deixa dois testemunhos principais para mim: primeiro, que a nossa vida vale mais se ela é despendida com coisas grandes; e que fazer isso com intenções generosas é o caminho que mais naturalmente nos leva ao objetivo elementar – e que no entanto sempre parece nos escapar – que é ser feliz”.

Barreto, amigo de Shellard desde os seis anos, concluiu os depoimentos da homenagem, destacando sua inclinação precoce para a física, relatando iniciativas importantes que compartilharam – como a busca de fornecedores e verbas para o projeto do Observatório Pierre Auger. “O Rony era uma pessoa firme, obstinada nos objetivos que ele tinha e mais do que tudo, um grande amigo”, concluiu.

“Nestes tempos difíceis, o humor e a irreverência são grandes armas (...) Vamos lembrar deste aspecto do Ronald. Vamos cultivar este humor e irreverência, precisamos muito disso nos dias de hoje”, avaliou Davidovich em sua fala de encerramento.

 

Saiba mais:

Canal ABC: https://www.youtube.com/watch?v=iON7IuPPnlg

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página