replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pi: constante mais famosa celebra seu dia

  • Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 04h59
  • Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 19h50
  • Acessos: 149

Dia 14/03 é especial para os geeks e aficionados por números: celebra-se o dia do Pi (π). Esta data foi criada em 1988 pelo físico Larry Shaw para promover a matemática e faz referência aos primeiros dígitos da constante – os americanos, ao escreverem uma data, colocam o número do mês antes do dia, ou seja, 3 se referindo a março, e 14 ao dia respectivo do mês, segundo o calendário norte americano. Os mais entusiastas têm ainda um horário certo para celebrar: 1h59, dígitos subsequentes do Pi.

O Pi é um número irracional (não pode ser obtido pela divisão de dois números inteiros) com infinitas casas decimais e que nunca repetem o mesmo padrão (não periódico). Na prática, isso equivaleria dizer que o Pi contém todas as combinações de números possíveis. A letra grega foi adotada por ser a primeira da palavra grega perímetros, traduzida livremente como circunferência.

Como o Pi é infinito seria possível encontrar todos os decimais das datas de aniversários de todas as pessoas que já viveram na Terra e de todas as pessoas que algum dia irão nascer. Por exemplo tem-se o matemático suíço Leonhard Euler, nascido em 15 de abril de 1707, responsável pela popularização do uso da letra grega π como símbolo do Pi. A sequência de números que formam seu aniversário aparece pela primeira vez nos decimais na posição 63.864.938.

A constante é essencial para a área das ciências exatas, pois indica a relação entre o comprimento do círculo com o seu diâmetro. Se medirmos toda a volta de um círculo com uma fita métrica obtemos a medida do seu comprimento. O diâmetro, por sua vez, é obtido calculando de uma extremidade a outra desse círculo, passando pelo centro.

Achar seu valor mais preciso pode ser considerado um dos mais intrigantes desafios para seus entusiastas. Atualmente o recorde é de Emma Haruka, engenheira de software do Google que em 2019 conseguiu atingir o valor mais preciso do Pi. Após cerca de 121 dias e com a ajuda de computadores a engenheira calculou 31,4 trilhões de dígitos da constante. O resultado exigiu 170 Terabytes de dados, o que segundo o Google equivale a quantidade de informação armazenada pela biblioteca do Congresso dos EUA.

Aplicando a constante no cotidiano ela pode ser vista em celulares, ao se comunicarem com as torres móveis e também no reconhecimento vocal, pela conversão de voz em texto – isso se dá através da fórmula da Transformada de Fourier, ferramenta matemática utilizada para decompor um sinal; o GPS também utiliza a constante para calcular com precisão o posicionamento dos veículos e pessoas. Os números não servem só para criação de GPS de carros, são utilizados também no cálculo de rota e combustível de aviões quando voam para outros países. A Nasa, para ter a exatidão do seu GPS espacial, usa 16 dígitos do Pi em seus cálculos de navegação. O Pi ainda aparece nos relógios antigos de parede: o modelo de matemática para cálculo do tempo, faz que o pêndulo balance de um lado para o outro.

Na física, o Pi é visto ao descrever fenômenos periódicos como o movimento dos pêndulos, a vibração das cordas e as correntes elétricas alternadas. O próprio funcionamento dos átomos tem uma natureza periódica, as camadas atômicas em seus níveis de energia. A mecânica quântica por sua vez, possui uma constante fundamental, a constante de Planck, que tem uma versão já dividida por 2Pi. Tudo o que tem onda tem velocidade angular e velocidade angular se baseia em círculos. Além disso Pi está sempre presente na geometria dos fenômenos. As interações gravitacionais e elétricas diminuem com o quadrado da distância, à medida que nos afastamos das suas fontes. Isto ocorre porque a área de uma esfera é 4pir². 

Embora o Pi comece como algo relativamente simples, tem implicações diversas nas diferentes áreas da ciência.

Ainda que cause fascínio de pessoas em todo o mundo há mais de 4.000 anos, o interesse parece não atenuar, como a curiosidade a seguir.

Tal texto até o item anterior possui 3.968 caracteres. A sequência de algarismos que formam esse número aparece pela primeira vez nos decimais na posição 3927 do número Pi. Mais curiosidades sobre esse texto: a primeira palavra de cada parágrafo contém a quantidade de letras equivalente a sequência de numerais do Pi; e a hora programada para publicação da matéria é o horário de celebração dos entusiastas: 1h59.

 

Mais informações:

Pi Day: www.piday.org  

American Mathematical Society: http://www.ams.org/publicoutreach/pi-day

https://blog.facens.br/conheca-3-aplicacoes-do-numero-pi-no-dia-a-dia/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página