replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ministro Marcos Pontes visita CERN e enaltece participação do CBPF

  • Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 13h49
  • Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 13h49
  • Acessos: 336

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, visitou a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) no último dia 03/03 para assinatura do Acordo entre Brasil e CERN sobre a concessão, ao país, do status de membro associado à organização.  Nesta ocasião, o ministro teve a oportunidade de conhecer de perto algumas das contribuições brasileiras no experimento LHCb, um dos quatro maiores experimentos instalados no Grande Colisor de Hadrons (LHC).

A visita a área experimental do LHCb, situado a mais de 100 metros de profundidade, foi conduzida por Ulisses Carneiro, doutorando do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Ulisses, que é orientado pelo pesquisador André Massafferri, da coordenação de Física Experimental de Altas Energias do CBPF, está atualmente em estágio-sanduiche no CERN.

 

Ministro Marcos Pontes e Ulisses Carneiro em visita ao LHCb

Crédito foto: MCTI

“O estágio busca contribuir na instalação do maior detector de fibras cintilantes já construído, conhecido como Projeto Scintillator Fibre Tracker (SciFi), em que as partículas geradas nas colisões têm suas trajetórias reconstruídas e suas velocidades determinadas, fazendo deste sistema um tipo de ‘coração’ do experimento. Este detector é composto por fibras cintilantes da espessura de um fio de cabelo, acopladas a sensores de fótons, as unidades básicas da luz, e de módulos eletrônicos sofisticados”, explica Massafferri.

 

Aqui tem tecnologia brasileira

Além de explicar o funcionamento geral do experimento e do sistema SciFi, Ulisses apresentou ao Ministro um exemplar do dispositivo injetor utilizado no CERN, fundamental nos últimos dois anos na tarefa de validar o novo detector SciFi (vide vídeos em anexo). Este dispositivo injetor, tema da dissertação de Carneiro no mestrado profissional do CBPF, foi projetado e desenvolvido para testar minuciosamente a eletrônica usada nos detectores de SciFi, etapa fundamental para garantir a confiabilidade do experimento como um todo e permitir que cientistas de todo o mundo possam - futuramente - analisar seus resultados em busca de novos conhecimentos.

Uma das unidades do dispositivo foi trazida para o CBPF e é atualmente utilizada para demonstração, reforçando a importância deste tipo de colaboração no campo da transferência de tecnologia. Ulisses destacou que a placa ostenta um logotipo do CBPF em ouro, elemento normalmente utilizado para confecção de placas eletrônicas devido a sua excelente condutividade elétrica e, no verso, os dizeres ‘Aqui tem tecnologia brasileira’. Estas características também chamaram a atenção do ministro Marcos Pontes, o qual ressaltou a valorização da produção científica nacional em um cenário altamente competitivo, como o CERN.

 

Saiba mais:

Apresentação do experimento SciFi ao Ministro de MCTI:

https://drive.google.com/file/d/1loWP1_X9IJTnVqd615CbPLdKs3QVYYc8/view

Apresentação do dispositivo injetor ao Ministro de MCTI:

https://drive.google.com/file/d/1hel-dBB08bWAjkv3iCYQx1YZsQ98a6dV/view

CERN: https://home.cern/

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página