replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Impactos da erupção do vulcão em Tonga foram detectados no laboratório do CBPF

  • Publicado: Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 19h40
  • Última atualização em Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 23h29
  • Acessos: 299

No último dia 15/01 aconteceu a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, na nação polinésia de Tonga no Pacífico Sul. Os efeitos dessa erupção foram tão violentos que puderam ser detectados no mundo inteiro – incluindo no Brasil, através do experimento do Laboratório de Informação e Instrumentação IoT - Lab3I do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Foto do colaborador e o experimento do Laboratório de Informação e Instrumentação

 James Garvin, diretor do Goddard Space Flight Center da National Aeronautics and Space Administration (NASA), estimou que a energia liberada durante essa explosão foi o equivalente a 10 megatons de trinitrotolueno (TNT), cerca de 500 vezes a bomba de Hiroshima lançada no Japão durante a II Guerra Mundial.

 

Em vários lugares do mundo foi possível detectar uma súbita mudança de pressão atmosférica com a chegada da onda de choque da explosão. A erupção aconteceu por volta das 4h UTC, o que corresponde a 1h da manhã do sábado, dia 15/01 (horário de Brasília). A velocidade estimada de propagação da onda de choque foi entre 1.000 km/h e 1.300 km/h.

 

Entre as 12h e 13h do sábado, aproximadamente 12h após o evento, a onda de choque foi detectada no CBPF como variação na pressão atmosférica a partir de um experimento que está sendo desenvolvido no Laboratório de Informação e Instrumentação IoT - Lab3I. Os valores observados no laboratório são compatíveis com o que foi observado em algumas estações meteorológicas no Brasil, que detectaram no mesmo horário, o mesmo padrão de variação na pressão atmosférica, com valores entre 1,0 e 1,5 hPa.