replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF é contemplado com Prêmio Inventor Petrobras 2022

  • Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2023, 19h33
  • Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2023, 19h33
  • Acessos: 37

Pesquisadores do Grupo do Laboratório de Inteligência Artificial e Computação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (LITCOMP/IA/CBPF) foram contemplados na 22ª edição do Prêmio Inventor Petrobras. A patente premiada foi Método de Detecção e Caracterização Automática de Breakouts a partir de Imagens de Poços Reservatórios.

A patente apresenta uma técnica de processamento de sinais e imagens para eliminar marcas indesejadas e defeitos em imagens de ultrassom e de microresistividade dentro de poços perfurados para busca de petróleo e outros hidrocarbonetos.

Segundo Clécio R. De Bom, professor do CBPF, que liderou a equipe que depositou a patente, resultado da pesquisa, “a técnica permite que analistas, geólogos e geofísicos possam fazer uma avaliação de maior qualidade nas imagens para complementar a avaliação da viabilidade técnica do poço”.

A técnica foi desenvolvida no contexto da parceria entre CBPF e o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES/PETROBRAS). A equipe conta também com os tecnologistas sêniores Marcelo Portes de Albuquerque, vice Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico (COTEC/CBPF) e Márcio Portes de Albuquerque, diretor do CBPF, e os colaboradores contratados pelo projeto de P&D do CBPF: Manuel Blanco-Valentím, Luciana O. Dias, Elisângela Lopes Faria e André Persechino A. de Oliveira.

 O Prêmio Inventor reconhece os pesquisadores e colaboradores Petrobrás que contribuíram para inovação na empresa através de depósito de patentes além de seu potencial de impacto, para que a empresa se mantenha dentre as mais inovadoras do país no setor de óleo e gás.

O prêmio acontece anualmente e, em 2022, contemplou 119 depósitos de patentes e 536 inventores. A iniciativa reconhece e homenageia os inventores que desenvolveram, no ano anterior, projetos que resultaram em depósito de pedidos de patentes.

“Para o CBPF é uma oportunidade única de estreitar laços e fomentar iniciativas de inovação que começam na pesquisa em física, por exemplo na astrofísica, e com técnicas e tecnologias são levadas até o setor produtivo”- ressalta o diretor Albuquerque.

 O grupo do CBPF conta hoje também com uma infraestrutura computacional dedicada, denominada sci.mind, para processamento de imagens e dos sinais em multiGPU, instrumento desenvolvido no instituto, que permite otimizar a performance dos algoritmos de Inteligência Artificial (e Deep Learning) para obter os melhores resultados no menor tempo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página