replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

SEMINÁRIOS COTEO: “Entropias não aditivas e mecânica estatística no limiar do caos: Pilares”, pelo professor Constantino Tsallis (CBPF), 27/07, (quarta-feira), 14h30

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 15h06 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 17h07 | Acessos: 24

Seminários COTEO

A Coordenação de Física Teórica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (COTEO/CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), tem o prazer de anunciar mais uma edição de seus seminários.

O seminário é aberto a todos.

 

Título: Entropias não aditivas e mecânica estatística no limiar do caos: Pilares

Palestrante: Constantino Tsallis (CBPF)

 

Resumo: A entropia (aditiva) de Boltzmann-Gibbs (BG) e a correspondente mecânica estatística constituem um dos pilares da física teórica contemporânea. Sua generalização foi proposta em 1988 baseada em uma entropia não aditiva caracterizada pelo índice q, tal que q=1 recupera a teoria de BG. A seguir, muitas predições, verificações e aplicações tem sido realizadas em sistemas complexos naturais, artificiais e sociais. Para ser epistemologicamente admissível, toda teoria autocontida deve satisfazer vários pré-requisitos, e deve também ser capaz de tratar de maneira compreensível questões conceituais básicas. Ao longo de mais de três décadas, muitos pilares foram estabelecidos desde a proposta de 1988. Focalizaremos alguns cruciais dentre eles, aqueles tendo o potencial de gerar perplexidade e controvérsias. Consistentemente, trataremos de questões tais como: (I) Existem conexões com a dinâmica não linear no limiar do caos?; (II) É possível o cálculo analítico partindo de primeiros princípios dos índices q caracterizando classes de universalidade?; (III) É conhecido que a mecânica estatística de BG é suficiente para satisfazer a termodinâmica clássica. Mas é também necessária? A teoria q-generalizada também satisfaz a termodinâmica e seus princípios?; (IV) Em que circunstâncias entram no jogo as q-generalizações do Teoremas do Limite Central e da Teoria dos Grandes Desvios?; (V) Existem predições falseáveis e validações experimentais da teoria?; (VI) Por qual motivo emergem na literatura tantas aplicações fora da área da física? Naturalmente, diversas questões interessantes permanecem abertas; concomitantemente, vários aspectos relevantes já ultrapassaram sério escrutínio.

 

 Bibliografia: C. Tsallis, Entropy, Encyclopedia 2, 264 (2022); S. Umarov and C. Tsallis, Mathematical Foundations of Nonextensive Statistical Mechanics (World Scientific, 2022); C. Tsallis, Introduction to Nonextensive Statistical Mechanics - Approaching a Complex World, Second Edition (Springer-Nature, 2022); Lista atualizada de referências está disponivel em http://tsallis.cat.cbpf.br/biblio.htm

Professor Constantino Tsallis

 

Data: 27/07 (quarta-feira);

Hora: 14h30;

Local: Auditório do 3º andar.           

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

 

 

Fim do conteúdo da página