replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Desafios da Educação Superior no Brasil

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2022, 14h44 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 17h31 | Acessos: 63


O físico Marcelo Knobel, Professor Titular do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é o terceiro convidado dos Colóquios CBPF 2022. O evento é aberto ao grande público e acontece dia 03/05, excepcionalmente às 11h, de forma presencial no Auditório Ministro João Alberto, na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Urca, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.


Marcelo Knobel

Créditos: Arquivo pessoal

 

 

Sobre o tema:

O cenário da educação superior brasileira é bastante delicado e complexo. No Brasil, somente 20% dos jovens entre 18 e 24 anos estão nas universidades, sendo que 77% das matrículas ocorrem em instituições privadas (das quais aproximadamente metade são instituições com fins lucrativos). Além da falta de vagas, a qualidade do ensino fundamental e médio é um sério entrave para o ingresso e/ou o sucesso dos estudantes no ensino superior. A grande seletividade que ocorre em universidades públicas as tornou bastante elitizadas, fato que tem sido mitigado com a implantação de políticas de inclusão social e ação afirmativa nessas instituições.

 

Nos últimos anos temos vivido no Brasil um período de fortes ataques às universidades públicas, que vão desde acusações completamente infundadas até cortes substanciais em recursos para custeio, pesquisa e bolsas. Esses ataques têm ocorrido sistematicamente e surgem de diferentes esferas de governo (federal e estadual) e de diversos órgãos e instituições (executivo, legislativo e órgãos de controle). Para piorar a situação, a pandemia escancarou ainda mais as desigualdades socioeconômicas do nosso país e apresenta desafios adicionais para o futuro da educação superior.

 

No âmbito desse cenário é também importante discutir outras questões fundamentais, como a questão da qualidade, a modernização dos currículos, a diversificação do sistema, a validação de créditos, a internacionalização, entre outros.

 

Neste colóquio serão apresentados dados sobre o sistema de ensino superior no Brasil e serão discutidos diversos desafios que temos que enfrentar em diferentes áreas para aprimorar o sistema de educação superior brasileiro, que é absolutamente fundamental para um desenvolvimento sustentável.

 

Sobre o palestrante

Marcelo Knobel foi pioneiro no estudo da magnetorresistência gigante em sistemas granulares e na investigação da magnetoimpedância gigante em fios e fitas amorfos e nanocristalinos, com um grupo de pesquisa em magnetismo de renome internacional. Tem se dedicado também à divulgação científica, sendo idealizador do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, pesquisador na área de percepção pública da ciência, coordenador da série Meio de Cultura da Editora da Unicamp (2008 até o presente) e editor-chefe da revista Ciência & Cultura da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (de 2007 a 2017), Coordenador Associado e Coordenador de Graduação do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), (2000 a 2002), Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp (2002 a 2006), Diretor Executivo do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (2006 a 2008), Pró-Reitor de Graduação da Unicamp (2009 a 2013), onde implantou o Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS), diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) que faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) de (2015 a 2016), membro “Notório Saber” da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes (2011 a 2017), foi do comitê assessor de Física e Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Secretário-Geral eleito e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), (2015 a 2017). Foi Reitor da Unicamp (2017 a 2021). É editor-chefe da revista Journal of Magnetism and Magnetic Materials (Elsevier) e editor da revista Physics Open (Elsevier). É membro eleito do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membro do Conselho de Governança do Observatório da Magna Charta (MCO).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3557992461593136

 

 

 

 

 

COLÓQUIOS CIENTÍFICOS

Palestrante: Marcelo Knobel

Tema: Desafios da Educação Superior no Brasil

Dia: 03/05

Horário: 11h (Horário Excepcional)

Local: Auditório Ministro João Alberto, na sede do CBPF, na Urca.

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria. 

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=DZK_YGx2FYQ

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página