replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Da Física da Matéria Condensada à (Bio)nanociência

Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2022, 12h23 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 12h19 | Acessos: 53

A física Mônica Cotta, professora titular e atual diretora do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é a convidada da edição de julho dos Colóquios CBPF 2022. O evento é aberto ao grande público e acontece dia 12/07, terça-feira, às 16h, de forma presencial no Auditório Ministro João Alberto, na sede do CBPF, na Urca, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.

 

Mônica Cotta

Foto: Arquivo Pessoal

 

Sobre o tema:

Um dos ciclos de inovação previstos para esta década é o de nano/biotecnologia aplicada às área ambiental e de saúde. Essa previsão foi antecipada e se mostrou correta, dados os rápidos avanços obtidos na resposta à pandemia da Covid-19. Mas como a física se enquadra nisso tudo? Faremos um passeio pela história da ciência nos últimos 200 anos, mostrando como conceitos básicos de física utilizados para explicar fluidos e forças intermoleculares permitiram avançar nossa compreensão de sistemas biológicos, e como o conhecimento interdisciplinar, integrado aos avanços da nanotecnologia, pode ajudar a melhorar a qualidade da vida humana.

 

Palavras-chave: fluidos, forças intermoleculares, mecânica quântica, nanobiociência, nanotecnologia

 

Sobre a palestrante:

Bacharel (1984), mestre (1987) e doutora (1991) em Física pela UNICAMP, com pós-doutorado na AT&T Bell Laboratories (EUA). Professora titular e atual diretora do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da UNICAMP. Editora executiva da revista ACS Applied Nano Materials. Coordena o Laboratório de Nano e Biossistemas. Suas áreas de atuação incluem o estudo avançado de nanomateriais semicondutores, fabricação de dispositivos sensores e aplicações de microscopia ao estudo de biomateriais e biossistemas. É pesquisadora PQ-1C do CNPq. Foi organizadora de vários eventos científicos, nacionais e internacionais, entre eles, encontros da Materials Research Society (EUA), das Sociedades Brasileiras de Física (SBF) e de Pesquisa em Materiais (SBPMat). Foi membro da primeira comissão de relações de gênero da SBF. Cumpriu dois mandatos como diretora científica da SBPMat, entre 2016 e 2020, e responde pela presidência desta sociedade, no período 2020-2024. 

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7756929349089648

 

COLÓQUIOS CIENTÍFICOS

 

Palestrante: Mônica Cotta (UNICAMP)

Tema: Da Física da Matéria Condensada à (Bio)nanociência

Dia: 12/07, terça-feira

Horário: 16h

Local: Auditório Ministro João Alberto, sede do CBPF, Urca

Transmissão pelo canal do CBPF no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2HGQkuOMisg 

   

Antes do Colóquio será oferecido um café aos participantes. 

 

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página