replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Colóquios CBPF: O Programa do Universo Eterno

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 13h21 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 13h53 | Acessos: 3

O Pesquisador Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) Mário Novello é o convidado da edição de agosto dos Colóquios CBPF 2022. O evento acontece no dia 23/08(terça-feira), às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.

Professor Mário Novello
  Foto: Arquivo pessoal

Sobre o tema:

Em 21 de agosto de 1990 apresentei um colóquio no CBPF com o título "O Programa do Universo Eterno", sobre minha pesquisa e a orientação que eu estava construindo em meu grupo, que começava a ser o primeiro de cosmologia no Brasil.

O título - é claro - defrontava a visão que à época a comunidade científica aceitava, ou seja, que o famoso big bang deveria ser o começo do universo. Isso significava que o universo só existia há uns poucos bilhões de anos.

A ideia da existência de uma singularidade onde todas as quantidades físicas assumiriam o valor infinito me incomodava. Isso porque, já em minha tese de mestre no CBPF, sob a orientação de Leite Lopes, eu aprendera que a física não pode descrever quantidades infinitas.

Esta afirmação queria dizer que aceitar a identificação do big bang (uma fase altamente condensada do universo) com seu "começo" me parecia absurda. Os detalhes de como isso evoluiu estão escritos em meu livro "Do big bang ao universo eterno" publicado pela editora Zahar.

Quando da apresentação do colóquio, houve muita insatisfação por parte de colegas que seguiam a orientação do establishment internacional. Hoje, mais de 30 anos depois, a análise do modelo de universo com bouncing, que divulguei naquele seminário, faz parte do conhecimento atual da cosmologia.

No dia 23 de agosto, na 6ª edição dos Colóquios CBPF 2022, apresentarei a genealogia das questões com as quais me confrontei relativas ao tema, ao longo desses trinta e dois anos”.

         Mário Novello

Sobre o palestrante:

Possui mestrado em Física pelo CBPF (1968), sob orientação do Professor José Leite Lopes, e doutorado em Física - Université de Génève (1972) sob a orientação do Professor J. M. Jauch. Criou em 1976 o grupo de Cosmologia e Gravitação no CBPF, inaugurando em nosso país o estudo sistemático da cosmologia. Elaborou em 1979 o primeiro modelo cosmológico com solução analítica que possui bouncing (ricochete), isto é, neste modelo o Universo possui uma fase anterior de colapso, onde o volume total do espaço diminui com o tempo, atingindo um valor mínimo e, depois, passando a se expandir. Em 2003 criou o Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA), que foi alocado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia sob o guarda-chuva institucional do CBPF. Recebeu em 2004 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lyon (França) por seus estudos sobre modelos cosmológicos sem singularidade. Recebeu em 2006 um prêmio do CBPF por ter sido o cientista que mais orientou teses de mestrado e doutorado na história da instituição. Foi nomeado em 2008 "Cesare Lattes ICRANet Professor" pelo Comitê Científico do International Center for Relativistic Astrophysics (ICRANet), presidido pelo Prêmio Nobel da Física (2002) Riccardo Giacconi. Em novembro de 2010 foi homenageado pela Comunidade Científica Internacional com o I Symposium Mario Novello on Boucing Models. Em agosto de 2012 foi homenageado com o 70th Anniversary Symposium Mario Novello. Nomeado em setembro de 2012 professor emérito do CBPF por sua atuação como cientista e formador de cientistas durante os 40 anos em que trabalhou como pesquisador no instituto. Escreveu, dentre outros livros, "O que é Cosmologia?" pela Editora Jorge Zahar, onde identifica a função da Cosmologia como uma re-fundação da Física.

 

CV: http://lattes.cnpq.br/5205000061462210

 

COLÓQUIOS CBPF

Palestrante: Mário Novello, pesquisador emérito do CBPF

Tema: O Programa do Universo Eterno

Dia: terça-feira, 23/08

Horário: 16h

Transmissão pelo canal do CBPF no YouTube:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página