replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Astrofotografia de Jardim

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 20h07 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 12h20 | Acessos: 130

O físico Ivan dos Santos Oliveira Júnior, pesquisador e coordenador de Matéria Condensada, Física Aplicada e Nanociência do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), é o convidado da edição de junho dos Colóquios Científicos 2022. O evento é aberto ao grande público e acontece dia 21/06, terça-feira, às 16h, de forma presencial no Auditório Ministro João Alberto, na sede do CBPF, na Urca, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.

 

Ivan Oliveira

 Foto:Arquivo Pessoal

 

Sobre o tema:

A imensa maioria das pessoas, sobretudo aquelas que vivem nas grandes cidades, não se dão conta das maravilhas que existem no céu estrelado acima das suas cabeças. Os objetos celestes fascinam a humanidade e desafiam os pensadores há séculos. Raramente ao longo de nossas vidas nos conscientizamos de que somos parte deste mesmo universo. O grande astrônomo e divulgador científico Carl Sagan (1934-1996) tem uma boa frase sobre isso: “O Cosmo está dentro de nós. Somos feitos de material estelar. Somos a forma pela qual o Universo conhece a si próprio”.

O avanço da tecnologia e a popularização das câmeras fotográficas e telescópios domésticos permitiu que algumas dessas maravilhas, planetas, nebulosas, aglomerados e galáxias, possam ser admiradas e fotografadas do nosso quintal de casa por amadores (como eu!), uma prática conhecida como “Astrofotografia de Jardim”.

Neste colóquio vou falar sobre essa atividade lúdica, equipamentos (desde um telefone celular até um telescópio doméstico razoavelmente sofisticado), custos e, sobretudo, das técnicas de fotografias de objetos próximos como os planetas do Sistema Solar, do próprio Sol, ou de galáxias a bilhões de quilômetros de distância. Tudo a partir do jardim de casa.

 

Sobre o palestrante

Ivan dos Santos Oliveira Júnior é Bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), possui Mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1988) e Doutorado em Física pela Universidade de Oxford (1993), tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, Propriedades Magnéticas, Instrumentação para Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Computação Quântica por RMN, RMN aplicada ao estudo de meios porosos e divulgação científica. É autor de 3 livros de divulgação (Livraria da Física 2005, 2. ed. 2010; Jorge Zahar 2009), de 1 livro de Física do Estado Sólido (Livraria da Física 2005, 2. ed. 2010). Traduziu para o português o texto Quantum Computation and Quantum Information, de M. A. Nielsen e I. L. Chuang (Cambridge, 2002 / Bookman, 2005). Líder do Grupo de RMN do CBPF. Publicou em 2007 o livro-texto NMR Quantum Information Processing (Elsevier), e é coautor do livro Magnetism and Nuclear Magnetic Resonance in Solids (John Wiley, 1998). Em 2020 publicou, pela Livraria da Física, o livro “Física Quântica, fundamentos, formalismo e aplicações”. Idealizador e Coordenador da Série de minicursos, lançada em 2010, “CBPF – Tópicos em Física”, Livraria da Física, com 20 títulos em 2014. Coordenador de Pós-Graduação do CBPF entre 2009 e 2012. Idealizador e articulador do Exame Unificado de Física do Rio de Janeiro, o UNIPOSRIO. Foi Diretor Interino do CBPF entre agosto e dezembro de 2011, Diretor Substituto e Coordenador de Cooperações Institucionais do CBPF entre setembro de 2013 e dezembro de 2015. Atualmente (desde março de 2017) é Coordenador de Matéria Condensada, Física Aplicada e Nanociência do CBPF. É Coordenador de Área de Física e Astronomia da FAPERJ (desde novembro de 2018). Tem mais de 120 artigos publicados, 15 orientações de doutorado e 13 de mestrado. Pesquisador 1C do CNPq, Bolsista CNE, Fator-H igual a 26, 2181 citações (Web of Science, janeiro de 2022). 

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4615763566978537.

 

COLÓQUIOS CIENTÍFICOS

 

Palestrante: Ivan dos Santos Oliveira Júnior

Tema: Astrofotografia de Jardim

Dia: 21/06, terça-feira

Horário: 16h

Local: Auditório Ministro João Alberto, sede do CBPF, Urca
Transmissão pelo canal do CBPF no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YP1s_nZpQ20 

   

Antes do Colóquio será oferecido um café aos participantes. 

 

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página